História do tocantins
Sua origem liga-se as lutas libertistas, que vão desde Joaquim Teotônio Segurado, há mais de 200 anos, a Siqueira Campos, autor da Emenda Constitucional apresentada à Assembléia Nacional Constituinte e que, no seu art. 13 das Disposições Constitucinais Transitórias foi aprovada por unanimidade, criando o Estado do Tocantins, em 05.10.1988. Foi a partir da necessidade da descentralização da administração pública do sul em detrimento dos legítimos interesses do Norte, que nasceram as aspirações de criação do Tocantins. Sua instalação se deu em 1º de Janeiro de 1989, conforme estava previsto no supracitado dispositivo legal e sua primeira Constituição Estadual foi promulgada a 05 de Outubro do mesmo ano.
O girassol tornou-se a planta símbolo do Estado. A sua flor amarela, aberta em várias pétalas, é como sol que nasce para todos. Como cores oficiais do Estado foram escolhidas: o amarelo, o azul e o branco.
Aspectos Físicos:
Localização Geográfica
Situa-se no centro geográfico do País, na Amazônia Legal, entre os Paralelos 5º e 13º, e tem como coordenadas geográficas longitude: 46º 00' e 51º 00' de Greenwich e latitude 05º 00' e 13º 00' S.
Limite
Limita-se, ao norte, com o Estado do Maranhão; ao sul, com o Estado de Goiás; a leste, com os Estados do Maranhão, Piauí e Bahia; a oeste, com os Estados do Mato Grosso e Pará.
Área
286.706 Km2
Aspectos Demográficos:
População: 1.131.233 hab, estimativa IBGE janeiro/90
Eleitores: 470590, fonte TRE/Janeiro, 1990
Densidade Demográfica: 3.94 hab/km2
Aspectos Geográficos:
A vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada.
A vegetação é o espelho do clima. Em área, o cerrado ocupa o primeiro lugar no Estado do Tocantins. As árvores do cerrado estão adaptadas à escassez de água