historia do tocantins
Rio Tocantins – A história do Estado do Tocantins se confunde com a existência do rio que leva o mesmo nome. A palavra significa ―nariz comprido‖ , ―bicudo‖ ou ―nariz de tucano‖.
O rio foi porta de entrada dos primeiros habitantes da região e tornou-se conhecido através dos franceses que o navegaram no século XVII, vindos do Maranhão.
O Rio Tocantins também teve outras denominações: Rio das Pedras, Rio de los Tocantis,
Tucantins, Tocantin, Pará-Upéba, Pahupeba, Parahupava, Pirahypáva, Paraypava e a Paraupava ( Rodrigues. Lysias. O rio do Tocantins. 2 Ed. 2001:40-41).
História do Tocantins é uma compilação acerca dos fatos históricos que culminaram com a criação do nosso Estado, em 05 de outubro de 1988.
Conhecer a História do Tocantins é muito mais do que só saber sobre a sua criação. É também buscar entende-lo dentro do contexto da história geral do Brasil e, principalmente, nas suas particularidades, onde se configuram sua formação social, as formas de resistências e as buscas de alternativas da população diante das adversidades.
Terras portuguesas – Tratado de Tordesilhas ( 7 de Junho de 1494)
Capitanias hereditárias (1534 )
Conceitos:
Missões: a partir do século XVII os jesuítas avançaram
fundaram
pelo
aldeamentos,
sertão
e
chamados
missões ou reduções, com o objetivo de catequizar os índios.
Entradas:
Eram
expedições
oficiais
organizadas pelo governo a procura de ouro não desrespeitando o Tratado de
Tordesilhas.
Bandeiras:
Eram
expedições
organizadas por particulares em busca de metais preciosos (ouro).
1
Enquanto os colonizadores portugueses se concentravam no litoral, no século XVII ingleses, franceses e holandeses conquistavam a região norte brasileira estabelecendo colônias que servissem de base para posterior exploração do interior do Brasil. Os franceses, depois de devidamente instalados no forte