Historia do tocantins
Conhecer a História do Tocantins é muito mais do que só saber sobre a sua criação. É também buscar entende-lo dentro do contexto da história geral do Brasil e, principalmente, nas suas particularidades, onde se configuram sua formação social, as formas de resistências e as buscas de alternativas da população diante das adversidades.
Esse trabalho visa apontar caminhos para a compreensão desses fatos. Nesse sentido apresenta a construção dessa história em dois momentos: no primeiro, o leitor tem acesso a uma síntese da história econômica e social do Antigo Norte de Goiás, até a segunda metade do século XX. Num segundo momento, o texto trata especificamente dos processos históricos que culminaram com a criação do Estado do Tocantins, até a implantação da capital, Palmas.
Capítulo 1
História
A História do Tocantins se inicia antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios xingus e txucarramães. 1.1 Período Colonial
Século XVI, surge inerente à descoberta do Brasil e o processo de ocupação do hoje conhecido estado do Tocantins.
A fase pré-colonial sendo maior referência a chegada dos colonizadores em 22 de abril de 1500, traz fatos interessantes no início do processo de colonização das regiões que deram origem ao estado. O Tratado de Tordesilhas dividia terras recentemente descobertas em meados de 1494, e pretendia trair o rei de Portugal, com medo de perder aquele novo território para outros países organizou a sua primeira expedição em 1530 comandada por Martin Afonso de Sousa. 1.2 O Açúcar - Pré Colonial
O Brasil, naquela época era uma colônia administrada pela metrópole tanto na política quanto na economia. Tudo as coisas eram fornecidos e consumidas pela corte e concidadãos metropolitanos, sendo metais preciosos ou produtos tropicais eram os “nobres” quem os adquiriam.
Portugal tinha planos de colonizar as novas terras descobertas, e o processo iniciou-se pela costa, dando