História do Tocantins
A História do Tocantins
O Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. Antes, as terras que hoje correspondem ao território do Tocantins faziam parte do estado de Goiás.
Origem: Sua origem liga-se as lutas libertistas, que vão desde Joaquim Teotônio Segurado, há mais de 200 anos, a Siqueira Campos, autor da Emenda Constitucional apresentada à Assembleia Nacional Constituinte e que, no seu art. 13 das Disposições Constitucionais Transitórias foi aprovada por unanimidade, criando o Estado do Tocantins, em 05.10.1988. Theotônio Segurado: Nascido na cidade de Moura,em Portugal, no ano de1775, Theotônio Segurado foi o líder do primeiro movimento pela emancipação do norte goiano, ainda no século XIX. Chegou ao Brasil em 1800 e,em 1803, foi nomeado ouvidor-geral da Capitania de Goiás. Em 1821, proclamou a emancipação do norte de Goiás, mas o movimento não obteve êxito. No entanto, a semente da liberdade ali foi plantada para tomar formas definitivas mais de 150 anos depois. A luta de Theotônio Segurado ainda hoje é lembrada pelos tocantinenses e a principal avenida da capital, Palmas, foi batizada em sua homenagem.
Construção de Palmas:
Última cidade planejada do século XX, Palmas foi concebida num projeto ousado para ser a capital do Tocantins. A escolha do local de construção de Palmas ocorreu no dia 28 de janeiro de 1989,pelo então Governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, e o lançamento da pedra fundamental aconteceu no dia 20 de maio de 1989. O nome foi homenagem à Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região. A capital do Estado,que havia sido instalada provisoriamente na cidade de Miracema do Tocantins, foi transferida para Palmas em 1º de janeiro de 1990.