Vol I 5 Topicos Atuais
TÓPICOS ATUAIS
3. TÓPICOS ATUAIS: ECONOMIA, POLÍTICA,
SAÚDE, SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE,
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
EDUCAÇÃO, ENERGIA, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA NO BRASIL E NO MUNDO;
3.1. QUESTÕES ATUAIS DA REALIDADE
POLÍTICA, ECONÔMICA, CULTURAL E
SOCIOAMBIENTAL DE MATO GROSSO.
Economia Brasileira
Novas Estatísticas da Economia Brasileira
A economia brasileira não terá novos estímulos em 2013 para o crescimento mesmo com o avanço de 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto) no 1º trimestre. Os estímulos que já foram tomados continuarão a surtir efeito no ano de 2013. A desoneração da folha de pagamento, por exemplo, continuará a ser feita em outros setores ao longo do ano, o que irá aumentar a competitividade da economia brasileira. O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado, que projetava crescimento entre 0,8% e 1%. Na comparação com primeiro trimestre do ano passado, o avanço da economia brasileira atinge 1,9%. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,11 trilhão. No ano de
2012, o indicador cresceu 0,9%. Foi o pior resultado do PIB brasileiro desde 2009 (-0,6%). No primeiro trimestre deste ano, a indústria amargou queda de 0,3%. O resultado do setor industrial foi prejudicado pela queda na produção do segmento extrativa mineral. O recuo chegou a 2,1%.
As perdas da indústria ocorreram mesmo com uma série de medidas adotadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff, que estimulou o consumo por meio de uma redução de impostos para automóveis, móveis, eletrodomésticos, materiais de construção e até dos produtos que compõem a cesta básica.
A redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) foi prorrogada em atendimento à expectativa dos setores produtivos.
Também como forma de alavancar a economia e evitar novas reduções em suas previsões, o governo federal anunciou um plano de concessões ao setor privado de R$ 133 bilhões para melhorar a infraestrutura do País, começando por rodovias e ferrovias.
Além disso, o Ministério da Fazenda ampliou