Projeto de pesquisa instrução
O projeto é uma carta de intenções. “Se é assim, deve definir com clareza o problema motivador da investigação, o referencial teórico que a suportará e a metodologia a ser empregada. Também não pode deixar de apresentar o cronograma da pesquisa, bem como a referência”. (VERGARA, 2000, p. 15).
1 INTRODUÇÃO: apresenta e descreve o projeto em suas linhas mais gerais (seu tema) contextualizando-o no debate acerca de assuntos relevantes. A idéia aqui, é de introduzir o leitor no tema. (Contextualização sobre o cenário a ser pesquisado).
2 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA: (apresentação do foco de estudo, sua delimitação e a questão a ser investigada).
3 OBJETIVOS: nesta parte dos objetivos, deverá ser apresentado o problema de pesquisa, ou seja, a questão central do trabalho, aquela a partir da qual vai se estruturar o próprio estudo.(o que fazer?).
3.1 OBJETIVO GERAL
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 JUSTIFICATIVA: a justificativa deve cumprir o papel singular de demonstrar a importância do estudo. Mostrar porque o trabalho (o tema, a pergunta, a abordagem) tem relevância, uma das estratégias mais utilizadas é a da sua contextualização dentro de um espectro mais amplo, visando demonstrar sua pertinência. (Por que fazer? Para que?).
5 HIPÓTESE: resposta provisória ao problema de pesquisa apresentado. (Obrigatória para o Curso de Direito)
6 REVISÃO DE LITERATURA (denominada no Curso de Direito como ORDEM DO RELATO). O que já foi escrito sobre o tema.
7 METODOLOGIA: nesta parte devem ser descritos os procedimentos metodológicos do estudo, assim como o conjunto de técnicas de pesquisa a serem utilizados. (Como fazer).
8 CRONOGRAMA: apresentação das atividades a serem desenvolvidas. (Em quanto tempo fazer).
REFERÊNCIAS: listagem dos livros, artigos e documentos consultados e que serviram de base para a elaboração do projeto . Essa listagem obedece normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). ( Qual material