Introdução a controladoria
Com a maior complexidade, das atividades empresariais, no mundo globalizado, seja pelo aumento da concorrência, seja pelo grande intervenção do governo referente a questão tributaria, a molhara nas praticas de gestão e principalmente, a criação de um sistema de informação mais efetivo, para suporte a tomada de decisão, começou a surgir a figura de um novo profissional para atender essa demanda, profissional este denominado Cotroller, eu uma nova ciência chamada controladoria.
Definição de Controladoria
Segundo Padoveze (2003) define como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Desta forma, segundo o mesmo autor, cabe a Controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.
Já para Figueiredo e Caggiano (2006) controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e, principalmente, da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia. Apud Mossimann, Alves e Fich (1993). Diante de tais definições, podemos afirmar que a controladoria com um conjunto multidisciplinar, responsável pela por coordenar e implantar processos dentro da organização, alem de propiciar o melhor ambiente para a tomada de decisão.
A Missão da Controladoria
De acordo com Figueiredo e Caggiano (2006) a missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assigurando a otimização do resultado global. Já na visão de Marcolino (2006) a missão da controladoria é A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa visando garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas. Diante do exposto, podemos afirmar missão da