Vantagens CISC RISC
Micro programação é tão fácil quanto a linguagem assembly para implementar, e muito menos caro que uma rede da unidade de controle.
Novos chips são mais fáceis de implementar e requererem menos transistores um projeto de micro programado pode ser modificado para conduzir um novo conjunto de instruções completamente novo rapidamente.
Vantagens RISC (computador com um conjunto reduzido de instruções)
Menor número de circuitos internos
Um processador RISC é capaz de executar tais instruções muito mais rapidamente.
Velocidade
Devido a tecnologia pipelined os processadores RISC alcançam duas a quatro vezes a performance dos processadores CISC usando tecnologia de semicondutor equivalente e os mesmos valores de clock.
Simplicidade do Hardware
Pelo fato de um processador RISC trabalhar com instruções simples, o processador utiliza de menos espaço no chip, funções extras como circuito de gerenciamento de memória e unidade aritmética armazenada num mesmo chip.
Instrução de máquina simples
Características das arquiteturas RISC
Em meados de 1970 investigadores (em especial John Cocke) da IBM (e projetos semelhantes em outros lugares) demonstraram que a maioria das combinações desses modos ortogonais de endereçamento e as instruções não foram utilizados pela maioria dos programas gerados por compiladores disponíveis no momento. Ele revelou-se difícil em muitos casos, para escrever um compilador com mais que a capacidade limitada de tirar proveito dos recursos oferecidos pelos processadores convencionais.
Também foi descoberto que, em implementações de arquiteturas microcodificadas certas operações complexas tendem a ser mais lentas do que uma sequência de operações mais simples fazendo a mesma coisa. Isso foi em parte um efeito do fato de que muitos projetos foram levados às pressas, com pouco tempo para otimizar ou sintonizar todas as instruções, mas sim apenas aquelas usadas