Projeto de Pesquisa: Diga Não ao Bullying
CAMPUS PETROLINA
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Diga Não ao Bullying
PETROLINA
2014
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Diga Não ao Bullying
Projeto de Intervenção do Estágio Curricular Supervisionado I, apresentado à disciplina de Estágio I para obtenção de nota avaliativa. Orientadora:
PETROLINA
2014
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Objetivos 4
2.1 Objetivos Gerais 4
2.2 Objetivos específicos 4
3 Justificativa 5
4 Metodologia 7
5 Tipo de Pesquisa 8
6 O Desenvolvimento da pesquisa 9
7 Cronograma 10
8 Bibliografia 10
1 Introdução
O tema a ser estudado é o bullying no contexto escolar, mais especificamente nos 7º ano E, F, G, H e I, do ensino fundamental da Escola Estadual... Petrolina-PE. Essas turmas estão sob a docência do professor regente colaborador, o Senhor... .
O tema será estudado dentro da seguinte hipótese: a prática do bullying ocorre devido ao fato de se desconhecer suas consequências, bem como por ser algo visto simplesmente como brincadeiras normais entre crianças. Desta forma, a hipótese será: a falta de conscientização quanto à prática do bullying no convívio escolar promove consequências? É fato que sim, pois tanto no Brasil quanto no exterior existiram casos de repercussão mundial em que os causadores de massacres em escolas se declaravam vítimas de bullying assim querendo justificar suas ações. Segundo Lopes Neto (2005), as crianças que sofrem ou sofreram bullying são mais propensas a sofrerem depressão e baixa autoestima quando adultas. Além disso, quanto mais jovem for a criança frequentemente agressiva, maior será o risco de apresentar problemas associados a comportamentos antissociais, bem como à perda de oportunidades, como a instabilidade no trabalho e relacionamentos afetivos pouco duradouros. Com isso percebe-se a influência maléfica que o bullying tem na vida das pessoas, isto é, as consequências que podem