Bullying nas escolas.
SUMÁRIO
1 - Apresentação
O termo bullying não possui tradução literal para o português. Bullying é a expressão, em inglês, para “valentão”, e bullying pode ser traduzido por “intimidação”. Na língua portuguesa, os termos utilizados para referir-se ao bullying são maus tratos entre pares ou vitimização entre partes. Bullying é o fenômeno pelo qual uma criança ou um adolescente é sistematicamente exposto (o) a um conjunto de atos agressivos (diretos ou indiretos), que ocorrem sem motivação a parente, mas de forma intencional, protagonizados por um (a) ou mais agressor (ES). Essa interação grupal é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade; nela, a vítima possui pouco ou quase nenhum recurso para evitar e/ou se defender da agressão. O que basicamente distingue esse processo de outras formas de agressão é o caráter repetitivo e sistemático e a intencionalidade de causar dano ou prejudicar alguém que normalmente é percebido como mais frágil e que dificilmente consegue se defender ou reverter a situação .
O bullying é um fator de risco para a violência institucional e social , bem como para comportamentos anti-sociais individuais e pode significar uma forma de afirmação de poder interpessoal por meio da agressão. Não pode ser confundido com brincadeirinhas de crianças, nem admitido como uma situação corriqueira e natural. A diferença, para observadores externos ao grupo de pares, entre o bullying e as brincadeiras de crianças, às vezes, é muito tênue; pode ser sutil ou imperceptível, mas não menos grave.
2 Justificativa
O bullying é um problema a ser enfrentado, que está encarnada nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou com motivação banal, adotada por um ou