cuidar em enfermagem
Trata-se de um estudo para compreender o significado do cuidar. Foram feitas algumas categorias do cuidar em enfermagem, o cuidar verbal e o não verbal, a minimização da dor física no cuidado; cuidar com empatia para atender o todo; o envolvimento e o processo de cuidar.
O estudo da enfermagem é capacitar o profissional a prestação de cuidado de saúde ao ser humano, á realização e aperfeiçoamento de tecnologia e procedimentos que promovam a saúde, previnam doenças e recuperem lesões , na impossibilidade de cura ou recuperação , favorecer um morte digna e com menos sofrimento possível.
O cuidador de enfermagem que presta serviço ao “outro” é responsável pela qualidade do atendimento, e deve se empenhar-se a oferecer o melhor de si para assegurar um cuidado humanizado.
O ambiente hospitalar é possuidor de características que deixam as pessoas vulneráveis, por ser tenso,triste e , as vezes, desalentado. Por sua vez, acabam desgastando as pessoas a sua volta.
O cuidado verbal e não verbal
Na Perspectiva da enfermagem, cuidar do ‘outro’ significa atender as suas necessidades com SENSIBILIDADE.
Possível perceber o cuidado de enfermagem verbal e não- verbal, quando se manifesta por meio da conversa, do toque, com a intencionalidade de transmitir tranqüilidade , carinho, conforto, segurança, atenção e bem- estar.
O toque é uma manifestação de cuidado não-verbal e demonstra preocupação com o cliente. O ato de tocar aproxima os seres humanos.
Minimizando a dor física pelo cuidado
A administração de drogas para minimizar a dor física, prescrita pelo medico assistente, é uma das funções da enfermagem, e permite a partir da aproximação o ato de medicar, confortar o paciente que esta emocionalmente fragilizado , amenizando suas angustias e medos.
06
Temos sempre que compreender o outro como gostaríamos de ser também, e sempre nos colocando na situação do cliente, atendendo todas suas necessidades,cuidados , e levando sempre o bem- estar