Cuidar em enfermagem
Este trabalho tem como objetivo destacar e mostrar a historiada enfermagem, a forma que é realizado o cuidar do paciente e como funciona a gestão para tudo isso.
A enfermagem é fortemente caracterizada pelo trabalho em equipe e assume, na modernidade, um papel voltado para o cuidado e centrado na racionalização das. Com base nisso o trabalho ressalta a habilidade dos enfermeiros de utilizar da pratica e de sua sensibilidade como seres humanos para com o próximo.
Resenha: CUIDAR EM ENFERMAGEM
O cuidar é base de todo o processo de enfermagem. Cuidar e tratar não representa o mesmo, embora se completem entre si.
O “cuidar” e o “tratar” a definição de cuidar abrange a prestação atenciosa e continuada de forma holística a uma pessoa enferma, realçando desta maneira o direito á dignidade da pessoa cuidada. O conceito tratar define a prestação de cuidados técnicos e específicos focados somente na enfermidade, cujo o objetivo consiste na reparação do órgão enfermo de modo a alcançar a cura.
O comportamento adotado pelo enfermeiro quanto a prestação de cuidados de enfermagem, dado q a natureza destes diferenciara o enfermeiro que cuida do enfermeiro que trata, embora a essência da enfermagem se baseie apenas no cuidar por excelências .Os enfermeiros que tratam concentram todos os seus cuidados apenas na enfermidade, descurando o ser humano com receios, crenças, duvidas e sentimentos por trás da doença constituindo apenas para este profissional mais um caso, que será resolvido aplicando as técnicas corretas e adequadas à situação.
No entanto, os enfermeiros que cuidam dirigem todos os seus cuidados de modo holístico, respeitando a pessoa enferma como ser biopsico-social, valorizando como pessoa única e insubstituível com características e vontade própria, conforme a ideologia adotada e definida pela profissão, dignificando-a e elevando-a ao seu mais auto nível.
No entanto, para concretização do cuidar no dia a dia também é fundamental que a