CUIDAR EM ENFERMAGEM
A Enfermagem FOI, É, e sempre será importante para o CUIDAR. Atualmente, o cuidado de enfermagem direciona-se a recuperação e ao bem-estar do indivíduo e encontra-se fundamentado em conhecimento científico e na autonomia profissional.
A enfermagem em seu foco principal é o CUIDAR, significa compreender que as práticas de saúde são práticas sociais e, portanto, devem ser tomadas para além de sua dimensão profissional e técnica, ou seja para além de uma aplicação imediata e direta dos conhecimentos técnicos-científicos.
Entretanto como o enfermeiro realiza uma consulta sem seguir um método científico? Como prescrever sem antes coletar dados e diagnosticar problemas ou necessidades do paciente? A enfermagem não consegue cuidar sem a utilização do método científico, dessa forma não vê o cliente de forma integral, realiza um trabalho exaustivo e não vê o resultado, sai do plantão com a sensação de falta de algo para fazer.
O processo de enfermagem envolve de uma abordagem organizada para alcançar seu propósito e requer do enfermeiro interesse em conhecer o paciente como indivíduo, utilizando para isto seus conhecimentos e habilidades, além da sistematizadas.
O processo de enfermagem é o método científico que norteia a prática da enfermagem e compreende seis fases: Coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, Intervenção de enfermagem, evolução de enfermagem e avaliação. Vale ressaltar que a enfermagem cuidando de forma sistematizada oferece ao cliente assistência individualizada, integral e humanizada, e consequentemente a satisfação profissional e do cliente.
CUIDAR EM ENFERMAGEM é entendida como a experiência compartilhada entre a pessoa que cuida e a pessoa que é cuidada.
O agente do Cuidar em Enfermagem é um ser humano dotado de princípios morais, éticos, religiosos, com formação na área da enfermagem seja em nível Técnico ou Superior, que escolheu enfermagem por vocação,