A arte de cuidar em enfermagem
O termo cuidar é o princípio básico da enfermagem onde há uma certa diferença entre cuidar e tratar. A expressão "cuidar" significa dar atenção a uma pessoa enferma, já a expressão "tratar" abrange a prestação de cuidados técnicos, cujo objetivo consiste em alcançar a cura. O enfermeiro que cuida respeita a pessoa enferma como ser biopsicossocial, que engloba o estado físico, emocional e social, valorizando-a como pessoa única e insubstituível e com vontades próprias. Dessa forma o enfermeiro deve trabalhar com competência e qualidade em seus serviços passando para o paciente e seus familiares toda a confiança e empenho nos cuidados oferecidos. É importante ressaltar que um profissional da saúde deve sempre trabalhar juntamente com sua equipe, abandonando metas individuais e com o intuito de oferecer a prestação de cuidados com qualidade e assim criar um ambiente tranquilo e agradável para se trabalhar.
Resumo do artigo Enfermagem e a arte do cuidar
Antigamente os hospitais não tinham recursos suficientes para proporcionar o devido cuidado aos necessitados, era apenas um lugar destinado ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar. Os hospitais não tinham pessoas qualificadas para cuidar dos doentes, não tinham equipamentos e nem estrutura.
Florence Nightingale considerado o pai da Enfermagem, lutou pelo reconhecimento desta profissão. Devido ao avanço tecnológico a instituição hospitalar elaborou estratégias que visava o bem estar do cidadão. Hoje os profissionais buscam aperfeiçoamento frequentando cursos e especializações garantindo assim um melhor desempenho em seu trabalho. O objetivo da enfermagem é cuidar, oferecer condições para que o paciente consiga enfrentar o sofrimento da doença. Uma função importante do enfermeiro além de cuidar do paciente é informá-lo sobre o seu tratamento e os procedimentos a serem realizados e que fazem parte das rotinas hospitalares. O exercício do