O Processo De Cuidar Na Enfermagem
Vamos realizar uma reflexão sobre o tema, fazendo um questionamento sobre o senso comum do agir do profissional enfermeiro na aplicação do processo de enfermagem e no planejamento e execução dos cuidados de enfermagem. O trabalho em saúde consiste em um conjunto de saberes e de práticas com finalidade de realizar uma intervenção sobre um determinado problema de saúde, método que consiste em um fazer técnico cientifico adequado as reais necessidades do paciente.
No processo de cuidar da enfermagem a uma divisão de trabalho baseada na administração cientifica, que tem como finalidade a ação terapêutica; como objetivo o indivíduo que precisa de cuidados; como instrumental o saber corporificado, nas técnicas e nas metodologias assistenciais e como produto final um serviço de saúde prestado.
O profissional embasa se no método cientifico que agregado a uma filosofia humana, confere a possibilidades de tomadas de decisões confiantes e seguras no processo de cuidar. Em tal contexto ao profissional enfermeiro cabe o trabalho intelectual e ao técnico de enfermagem o trabalho manual. Essa divisão de trabalho além de acarretar conflitos internos reflete se negativamente na assistência que se presta ao paciente bem como interfere na autonomia do profissional enfermeiro uma vez que frequentemente o afasta de sua ação cuidadora direta minimizando o seu potencial de ação nesse processo.
E sabido que a medicina cientifica ocidental após a segunda guerra mundial avançou sobre maneira na área tecnológica. A enfermagem bem como a grande maioria das demais áreas relacionadas com a saúde acompanhou essa tendência, com um padrão de maquinas cada vez mais forte a ênfase recai cada vez mais intensamente na intervenção técnica, sem vistas as questões de ordem emocional coletiva e educacional. À visão de ser humano nesta perspectiva “perde a sua integridade e consciência social e cultural de si mesmo e se torna um objeto de manipulação’’
Tal