A Enfermagem E O Processo De Cuidar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 Procedimentos Básicos em Enfermagem. 4 2.2 Medidas de Conforto e Higiene 5 2.2.1. Banho na Cama 5 2.2.2 Banho de Não Acamado 6 2.2.3 Higiene de Genitais Femininos 6 2.2.4 Higiene dos Genitais Masculinos 6 2.2.5 Higiene Oral 6 2.3 Limpeza da Unidade 7 2.4 Sinais Vitais 7 2.5 Medicação. 9 2.6 Curativos 9 2.7 Nutrição parenteral 10
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Muito se discute hoje em dia sobre a importância do cuidado da enfermagem com os pacientes, sua necessidade e eficiência no processo de recuperação e reabilitação do paciente, a exigência de um atendimento diferenciado, pois a população está cada vez mais preocupada com sua saúde e bem-estar.
Este curso visa elevar a capacidade do profissional, desenvolver eficazmente ações de recuperação e reabilitação do paciente, colocando o técnico de enfermagem como peça essencial neste processo, pois ele participa de todas as fases do tratamento, com cuidados básicos, prevenção a outras doenças e reabilitação dos pacientes.
O paciente depende do técnico de enfermagem para higienização, auxílio na alimentação, administração de medicamentos, atendimento em UTI, período pré e pós-operatório, prestando um atendimento contínuo e humanizado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Procedimentos Básicos em Enfermagem.
Procedimentos básicos de enfermagem são as técnicas utilizadas pela equipe de enfermagem na prestação de cuidados ao paciente, através de métodos que podem ser adaptados à situação do paciente e à realidade do hospital, visando conduzir as ações dos profissionais de enfermagem.
Para realizá-los, deve-se seguir um roteiro na condução dos profissionais, evitando-se falhas, esquecimentos ou outros danos ao paciente e buscando reduzir custos e tempo, simplificar ações, executar as técnicas conforme o método, planejar o trabalho, evitando movimentos desnecessários, utilizar materiais em quantidade adequada, mantendo a