Teatro Educacao Arte Na Escola
59
boletim
Da sala de aula para a sala de teatro
Ingrid Dormien Koudela revela tudo que o professor gostaria de saber ao planejar uma ida ao teatro com seus alunos.
O cenário da vida real
Poucos cursos de formação de professores com habilitação em Teatro e falta de espaços adequados nas escolas ainda tornam difícil o ensino teatral no Brasil.
Que teatro ensinar?
Especialistas analisam o papel do processo ou do produto teatral na aprendizagem dos alunos.
editorial
Fala Prof essor
Neste Boletim Arte na Escola dedicado ao teatro, vamos poder ler como anda a prática desta linguagem artística nas escolas brasileiras.
Temos professores formados em número suficiente para dar conta do recado? E quando temos, como é que o professor trabalha esta saída de classe para levar os seus alunos a uma experiência vital com o teatro? Quem escreve é Ingrid Koudela, referência brasileira em teatroeducação. Como se relacionam produto e processo quando o assunto é a Pedagogia do Teatro?
O Boletim Arte na Escola enfrenta uma multiplicidade de questões que afligem o professor cuja missão é trazer o teatro para perto do jovem ou da criança. Então, antes de enfrentá-las resta perguntar: e vale a pena? Neste cipoal de linguagens artísticas tomadas como se fossem uma coisa só pela legislação brasileira - vale a pena perseverar no desenvolvimento do teatro-educação, mesmo sabendo que apenas uma fração mínima dos professores de arte formados em nosso país cursaram esta terminalidade?
A resposta é um redondo SIM! Uma pesquisa que nos chega da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conclui que alunos que participam de programas de teatro tanto na escola como em período extra-curricular se enriquecem na medida em que aprendem contação de histórias, trabalho em equipe, criatividade, inovação e expressão pessoal. E o estudo conclui que não só estas aulas aumentam a performance acadêmica, como também diminuem a evasão escolar.
Ou seja: se a experiência