O Processo de Cuidar na Enfermagem ao Portador de Doença Crônica Cardiaca
Docente: Christiane
O PROCESSO DE CUIDAR NA ENFERMAGEM
AO PORTADO DE DOENÇA CRÔNICA CARDÍACA
RESUMO
A prática de cuidar é que o enfermeiro está consciente da necessidade de um corpo de conhecimento próprio para cada especialidade, que o sustenta em suas ações de julgamento clínico para a tomada de decisões, assim como orienta os membros da equipe de enfermagem.
INTRODUÇÃO
Para realizar o cuidado, o enfermeiro, como membro integrante da equipe multidisciplinar, utiliza um conjunto de conhecimentos que possibilita a busca de resolutividade às respostas dos fenômenos de saúde. O instrumento para realização do cuidado é o processo de cuidar, mediante uma ação interativa entre enfermeiro e o paciente. Optou-se por investigar como os enfermeiros conduzem a prática de cuidar ao portador de doença crônica cardíaca, a partir da composição de seu método de cuidar. Para atender esse questionamento, os objetivos foram: identificar os elementos do processo de cuidar realizado pelo enfermeiro ao portador de doença crônica.
MÉTODO
Os sujeitos da pesquisa se constituíram de oito enfermeiros: sete assistenciais e um gerente de unidade funcional, que trabalham nesses serviços. O objetivo principal da análise de conteúdos é o tratamento das mensagens tomadas em consideração, que mostram os indicadores, possibilitando inferir sobre outra realidade que não a da mensagem.
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
A partir da organização e análise do conteúdo das entrevistas, foram identificadas três categorias e nove subcategorias que deram significados ao processo de cuidar do enfermeiro.
O CUIDAR
O cuidar é oferecido aos pacientes mediante ações, emoções e sensibilidade que o ajudem a vivenciar o processo adoecimento. Estabeleceram-se duas subcategorias: dimensão técnica e dimensão expressiva.
Dimensão Técnica: é caracterizada pelas ações físicas desempenhadas, relacionadas aos papéis que cumprem expectativas sociais.
Dimensão Expressiva: refere-se a