O cuidar em enfermagem
O enfermeiro tem o papel de cuidar atingindo a todos os clientes na prestação de serviço integral e continua atenciosa e respeitando o direito à dignidade do cliente. Tratar o cliente com objetivo de alcançar a cura de forma técnica e especifica. O enfermeiro que trata concentra todos os seus cuidados apenas na enfermidade aplicando sobre o enfermo (cliente) técnicas corretas e adequadas para cada enfermidade. Já o enfermeiro que cuida respeita a pessoa enferma procura executar seus cuidados de forma holística, valorizando a pessoa como única e insubstituível.
O enfermeiro tem que criar métodos para melhor prestar o serviço ao cliente, ou seja, com qualidade, eficaz com o cliente e familiares. Assim como na equipe de enfermagem é importante à união para alcançar o mesmo objetivo com qualidade, diminuir a desumanização de cuidados. Proporcionando um ambiente agradável e responsável. E tenha certeza que com a reflexão sobre ser em enfermeiro na prestação de cuidados será mais nobre, eficaz, rica de conhecimento e principalmente humanizado.
2. RESGATE HISTÓRICO: ENFERMAGEM E A ARTE DO CUIDAR
Antigamente as pessoas que necessitavam de cuidados hospitalares eram atendidos por prestadores de serviço que eram religiosos e leigos em busca de sua própria salvação. O hospital era considerado abrigo de pobres e doentes que não tinha como se cuidar em suas residências. Já os ricos eram tratados em suas residências e os pobres sem opção eram objetos de experiência.
Após Guerra de Crimeia por volta do século XIX inicia-se a elaboração de estratégias visando o bem estarem do cliente, ambiente de atenção a saúde com objetivo da cura.
O enfermeiro com o passar do tempo vem procurando aperfeiçoar os conhecimentos através de cursos, especializações, mestrado, entre outros, proporcionando melhor espaço no mercado de trabalho e na sociedade. O enfermeiro