Bullying na escola
COMPORTAMENTO AGRESSIVO
ENTRE ESTUDANTES
Todas as crianças e adolescentes têm direito a escolas onde existam alegria, amizade, solidariedade e respeito às características individuais de cada um deles. Coordenação Técnico-Científica:
Aramis Antonio Lopes Neto
Lauro Monteiro Filho
Lucia Helena Saavedra
APRESENTAÇÃO
A ABRAPIA, contando com o patrocínio da PETROBRAS, realizou um
Programa que visou diagnosticar e implementar ações efetivas para a redução do comportamento agressivo entre estudantes de 11 escolas localizadas no Município do Rio de Janeiro, com objetivo de sensibilizar educadores, famílias e sociedade para a existência do problema e suas conseqüências, buscando despertá-los para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente a freqüentar uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças.
CONCEITUAÇÃO
O que é Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Dominar
Colocar apelidos
Excluir
Agredir
Ofender
Isolar
Bater
Zoar
Ignorar
Chutar
Gozar
Intimidar
Empurrar
Encarnar
Perseguir
Ferir
Assediar
Sacanear
Aterrorizar
Roubar
Humilhar
Amedrontar
Quebrar pertences
Fazer sofrer
Tiranizar
Discriminar
E onde o Bullying ocorre?
O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo