Unidade ii - metodologias e padrões
Atividade 4
Unidade II – Metodologias e Padrões
Respostas:
1 – O ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é o modelo de referência para o gerenciamento de processos de serviços de TI mais aceito no mundo. Foi criado para definir o que se deve fazer para gerenciar a infraestrutura de TI eficiente e eficazmente, e a organização define como será feito. Seus objetivos são o Alinhamento Estratégico, a Melhora da Qualidade e a Redução de Custos dos Serviços de TI.
2 – Alguns motivos para se usar o ITIL são:
Financeiro: Redução dos custos operacionais de TI e fortalecimento dos controles e da gestão dos ambientes de TI.
Qualidade: Ligada a orientação de processos, redução do tempo de inatividade e ao aumento dos níveis de satisfação.
Competitividade: Consequência da melhora financeira e da qualidade.
As melhores práticas do ITIL tem também as seguintes metas: aumentar a produtividade, centralizar o controle, estender o ciclo de vida da tecnologia, remover gargalos, simplificar complexidade.
3 – O COBIT (Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia relacionada) é um guia, formulado como framework de governança (melhores práticas) e controle de TI. A missão do COBIT é pesquisar, desenvolver e promover um conjunto de objetivos de controle geralmente aceitos sobre tecnologia da informação, para uso cotidiano por administradores e auditores. As praticas do COBIT ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para a avaliação dos resultados, independente da plataforma de TI adotada na empresa.
4 – Domínios do COBIT:
O Planejamento e Organização define como será realizado o planejamento estratégico e a organização ligadas a área de TI em uma empresa, investimento, riscos, gerência de projetos e de qualidade, e de como a TI pode contribuir para os objetivos de negócio.
A Aquisição e Implementação definem as questões de implementação da TI, aquisição e