PROJETO DE PEDAGOGIA
2. JUSTIFICATIVA
Sabemos desde cedo que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estará desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Leitura em Ação”,
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A leitura é um passaporte para a vida. É uma atividade permanente da condição humana uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em suas várias formas. É importante ressaltar que ler por ler não basta. Há vários requisitos eficazes e necessários para o desenvolvimento das habilidades. Por outro lado, a visão de mundo e atitude de espírito do leitor pode variar conforme as circunstâncias: o tempo, o lugar e a situação inclusive sob a influência de outras pessoas.
A leitura ajuda no desenvolvimento e na personalidade do indivíduo, e é um dos aspectos mais importantes para o aluno como ponto de partida para a aquisição de conhecimentos, meios de comunicação e socialização.
O