Projeto de Irrigaçao
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
PROJETO DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL
JOÃO PESSOA
MARÇO DE 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GRUPO: DIEGO HEBERT COSTA
PEDRO AUGUSTO SABINO PHELIPE MARCONI F. MATTOS
Projeto de irrigação por aspersão convencional da disciplina Irrigação e Drenagem, do curso de Engenharia Civil da UFPB, lecionada pelo Professor Eng. Hamilcar José Almeida.
JOÃO PESSOA
MARÇO DE 2014
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO
Das tecnologias utilizadas para a produção de alimentos a mais conhecida e importante é a irrigação. O objetivo da irrigação é suprir de água as plantas na quantidade necessária e no momento apropriado, para obter níveis adequados de produção e melhor qualidade do produto.
Um adequado sistema de irrigação deverá ser capaz de propiciar ao produtor a possibilidade de fazer uso do recurso água com a máxima eficiência, aumentando a produtividade das culturas, reduzindo os custos de produção e, consequentemente, maximizando o retorno dos investimentos.
Diversos métodos podem ser utilizados para aplicar água às plantas, devendo sofrer adaptações para atender às diferentes situações que podem ocorrer na prática. O certo é que não existe um método ideal. Cada situação em particular deve ser estudada, sugerindo-se soluções em que as vantagens inerentes possam compensar as limitações naturais dos métodos de irrigação.
Portanto, a escolha adequada e criteriosa do método e sistema de aplicação de água é importante para o sucesso do empreendimento com agricultura irrigada, e nessa escolha, todos os fatores devem ser considerados.
1.1 IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
Na irrigação por aspersão a aplicação de água ao solo resulta da