pedagogia
IGREJA EVANGÉLICA DE ANGOLA (IEA)
Região eclesiástica de luanda
PARÓQUIA JESSÉ
COMISSÃO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
MATÉRIA DE ESTUDO BÍBLICO DOMINICAL
A PESSOA DE CRISTO
ABRIL/2014
A PESSOA DE CRISTO
O ser humano foi criado por Deus segundo a Sua imagem e semelhança (Gn 1:27), com propósito de amar e servir a Deus e com Ele ter comunhão. E tudo foi feito de maneira perfeita “…e viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom…” (Gn 1:31). Percebemos que, o ser humano foi dotado de habilidade de escolher, sua capacidade moral e sua responsabilidade, tudo isso reflectido na intimidade que havia. Infelizmente, essa intimidade foi rompida pela desobediência do ser humano a Deus, afectando assim toda criação ( Gn 3:8-19). Ou seja, ser humano falhou no cumprimento desse propósito divino.
A partir desta situação, a humanidade tornou-se “amarga”, o ser humano passou então a enfrentar vários desafios da vida para sua sobrevivência. Mas Deus sempre mostrando seu interesse em restaurar Sua criação (Gn 3:15). Como Deus ama a sua criação, escolheu agir por meio de Cristo, a fim de restaurar à condição e ao relacionamento quebrado (S Jo 3:16).
1. DIVINDADE DE CRISTO
Texto básico: S João 10:7-19
Texto áureo: Hb 3:1 Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo apóstolo e sumo-sacerdote da nossa confissão. Biblicamente falando, sobre a divindade de Jesus não encontramos nenhuma alegação explicita e aberta mostrando com todas as letras “SOU DEUS” mas a Bíblia mostra que Jesus:
Considerava-se igual ao Pai (Jo 10:30);
Possuidor de fazer coisas que apenas Deus tem o direito de fazer (Mt 25:31-46);
Através dEle chegamos a Deus (Jo 14:1-14);
É superior aos anjos (Hb 1:4-2:4); aos profetas (Hb 3:1-6); e aos sumos-sacerdotes (Hb 4:14-5:10)
A Sua morte é suficiente para todos os pecadores de todos os tempos, pois quem morreu não foi