PROJETO DE INTERVENÇÃO NO CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS traz um conjunto de diretrizes e informações para apoiar os municípios e o Distrito Federal no planejamento, implementação e funcionamento do CRAS. É uma unidade em torno da qual se organizam os serviços de proteção social básica.
A consolidação do CRAS expressa à prioridade que se atribui às políticas sociais, ao constituir-se como equipamento estatal, o CRAS evidencia a compreensão de que a assistência social é um dever do Estado e de quem dela necessitar. O presente projeto de intervenção será realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado no município de Orizânia MG, tendo por finalidade atender aos adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, no município.
Segundo o ECA é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção do trabalho.
O Projeto foi direcionado aos adolescentes devido às demandas encontradas na cidade, são meninas grávidas e, sem interesse nos estudos, sem nenhum propósito de crescimento. Junto à família iremos desenvolver a convivência e relação entre si, procurando informá-los e inseri-los no meio social. O projeto visa consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências culturais e sociais das adolescentes da comunidade e ajudá-los a vencer obstáculos.. Este grupo de convivência irá auxiliar as atividades de prevenção e também escolares, mas, sobretudo será um espaço para desenvolver habilidades e capacidades para o pleno desenvolvimento humano. O foco principal será estimular não somente o social, mas conscientizá-los da importância da pratica de atitudes positivas para uma vida saudável.
2- OBJETIVO GERAL
Trabalhar a sociabilização das adolescentes de 12 a 16 anos, que estão em vulnerabilidade