Projeto de intervenção instituição cras
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Trabalho Acadêmico da Disciplina de Estágio em Serviço Social I
Profª Orientadora: Jane Maranhão / Eunice Serrão
Aluna: Fabiana Andrade Machado
Altamira – PA
Agosto 2011
BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foi criado em 2004, devido à necessidade que o Sistema Único da Assistência Social – SUAS teve, de apresentar ao usuário uma porta de entrada para a rede de assistência.
Para melhor entendimento do papel do CRAS para a rede SUAS podemos compará-lo ao Sistema Único de Saúde – SUS que tem como porta de entrada para seus serviços os Centros de Saúde, que assim como os CRAS trabalham como rede de Proteção Social Básica, ou seja, de promover a prevenção das situações de risco e ou de vulnerabilidade social.
Entretanto, é válido ressaltar que o CRAS é apenas o Centro, a estrutura física, enquanto que dentro dele funcionam variados programas, projetos e benefícios, dentre eles o principal que é o Programa de Atenção Integrada às Famílias – PAIF que é a operacionalização da Política de Assistência, criado em 18 de abril de 2004, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, através da portaria n°. 78, esse programa dá início ao atendimento a família e a referência a rede de serviços, sempre acompanhando na busca da garantia de direitos já observados em lei.
Em Altamira o CRAS teve sua inauguração no mês de agosto de 2007, com a responsabilidade de implementar e atender as famílias, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família/PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas..
No que tange a prestação de serviços em Altamira este equipamento social, que é o CRAS, demanda suas atividades aos usuários, especialmente a população em situação de vulnerabilidade social decorrente de pobreza, àqueles com privação e/ou