Discente do Curso de Serviço Social aplica Projeto de Intervenção junto ao público da Terceira Idade no CRAS de Pinheiros
Publicado em 03/05/2013. inShare PROJETO DE INTERVENÇÃO: “IDOSOS: QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE”. Segundo o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Sudeste é a região mais envelhecida do país, com 8,1% da população formada por Idosos, sendo considerada a região com maior evolução nessa estrutura etária. De acordo com o mesmo Censo, o município de Pinheiros tem uma população de aproximadamente 23.895 pessoas e a densidade demográfica compreende entre 24,5 habitantes/km2, com uma população de idosos compreendida entre 2.597 pessoas, sendo que 2.091 pessoas residem na zona urbana e 506 na zona rural (IBGE, 2010).
Refletindo, então, sobre os direitos desse público, vale destacar o que preconiza o Estatuto do Idoso (BRASIL, 2007, p. 5-8):
Art. 2° o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
[…] Art 8°: o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta lei e da legislação vigente.
Assim, o projeto “Idosos: Qualidade de vida na melhor idade”, foi realizado pela discente Mayara de Andrade Alves, juntamente com a Assistente Social Luciana Ellen Passos, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Pinheiros (campo de Estágio da supracitada aluna), contando com o apoio da Secretaria de Assistência Social, um Profissional de Fisioterapia (Eduardo Sossai) e do Grupo de Idosos de aproximadamente 120 pessoas que mantém um projeto de ginástica/fisioterapia no CRAS de Pinheiros.
Os objetivos do projeto foram: