Períodos Literários
Períodos Literários
Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo,
Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo, PréModernismo, Modernismo e Tendências
Contemporâneas.
Este trabalho tratara de simplificar e explicar os principais períodos literários de nossa história.
Introdução:
Períodos Literários definem-se por movimentos ou correntes, também podem ser denominados de escolas literárias. Representam períodos históricos da cultura, nos quais há uma valorização de certos preceitos estéticos e ideológicos. Dado esses preceitos tem se a criação de obras que expressão proximidade ao estilo do período e também à visão de mundo dos autores envolvidos. Mas deve se salientar que esses Períodos Literários, não se assemelham aos estilos de época, pois possuem uma abrangência maior, envolvendo determinadas circunstâncias particulares. Essas condições definem-se em meio, Influências filosóficas e políticas, entre outras.
As principais características de um Período Literário são:
⊛ um momento histórico determinado, no qual acontece o engajamento de vários autores a normas e a certos princípios comuns.
⊛ um conjunto semelhante de influências culturais, sociais e ideológicas atuando sobre as consciências.
⊛ uma elaboração estética aproximada, tanto nas técnicas de criação literária, quanto no estilo, na temática ou na visão de mundo.
Escolas da Literatura Brasileira:
A literatura brasileira faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Considera-se seu surgimento a partir da atividade literária incentivada pelo descobrimento do Brasil durante o século 16. Bastante ligada, de princípio, à Literatura Portuguesa, ela com o tempo foi ganhando independência, especialmente durante o século 19, com os movimentos romântico e realista.
Literatura de Informação:
A Literatura de Informação é um segmento do Quinhentismo, que é a denominação das manifestações
literárias