Períodos Literários
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. A periodização literária. In: Teoria da Literatura. 8. Ed. Coimbra: Almeida, 2005. p. 403 – 436.
MERQUIOR, José Guilherme. Os estilos históricos na Literatura Ocidental. In: PORTELA, Eduardo et. al. Teoria literária. 5. Ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999. p. 40 – 92.
CADEMARTORI, Lígia. Períodos Literários. 7. Ed. Ática, 1997.
Trabalho elaborado por Gabriela Carvalho dos Santos e Flavio Faccioni, acadêmicos do curso de Letras na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ CPTL. Apresentado a Profª Dra. Kelcilene Grácia Rodrigues, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução à Teoria Literária.
A literatura como desenvolvimento e leitura de textos faz parte da história e cultura da sociedade. Trazida desde a infância e levada por toda a vida, deixando evidente que faz parte da interação social de cada indivíduo, a literatura abrange diversos assuntos onde o leitor pode aprender a refletir e produzir com aquilo, a partir dessa análise houve então uma necessidade de demarcá-la para a compreensão de sua jornada, surgindo assim os períodos literários.
Os períodos literários são épocas da arte que foram divididas já que cada uma possui suas próprias características. A cada inovação e revolução surgiram novas formas de escrever e produzir, logo esses aspectos foram documentados e classificados em estilos históricos e tempos literários para que a essência de cada um não se perca ou se confunda. Cada período traz, além do toque de seu autor, influências das transformações sociais ocorridas e de todo um contexto social, o que ocasionam mudanças e modificações por conta desses acontecimentos. Ao longo da história surgiram artistas que expressaram seus talentos de maneiras diferenciadas e únicas, formando características para seus trabalhos que marcaram a época em que viveram e sendo contraditos pelos