projeto de intervenção: Agindo em nossa realidade
CURSO DE DEFESA POPULAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Fernanda Fernandes
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Na associação amigos de Bairro do Jardim Cibele
São Paulo
Setembro de 2013
Agindo em nossa realidade
1. Proponentes
Nome: Fernanda Fernandes
Profissão: Educadora socioeducativa
Instituição: atualmente desempregada, atuando na associação amigos de bairro do jardim Cibele (militância) situada no próprio Jardim Cibele na região de Itaquera zona leste de SP.
2. Identificação da proposta
“Um novo olhar para nossas crianças e adolescente. Essa obrigação é nossa!”
Conforme o ECA
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Partindo desses artigos o intuito é fazer com as pessoas tenham conhecimentos de suas responsabilidades e obrigações para com as crianças e adolescentes. E que eles saibam que não só podem como devem cobrar seus direitos.
Diagnóstico social da realidade
Esse projeto foi desenvolvido a partir da necessidade da Associação Amigos do Bairro do Jardim Cibele de promover a divulgação dos direitos das crianças e dos adolescentes para a comunidade. A falta de informação no nosso bairro é muito grande e temos um numero muito grande de crianças que freqüentam apenas a escola