GESTÃO ESCOLAR
A gestão escolar consiste no processo de mobilização e orientação do talento e esforço coletivos presentes na escola, em associação com a organização de recursos processos para que esta instituição desempenhe de forma efetiva seu papel social e realize seus objetivos educacionais de formação de aprendizagens significativas.
(GEDHAR, 2003, apud Luck, 2006 p. 96)
Através dessa afirmação compreendemos que um gestor acima de tudo é um incentivador, mediante a realização de ações a serem executadas acerca do trabalho coletivo, com base em metas traçadas pela equipe institucional. Convém ressaltar que é primordial priorizar a concretização destas ações, para que se haja objetivos alcançados, para isto, se faz necessário o diretor se mobilizar junto aos professores e demais funcionários, mas também buscar apoio e a colaboração de todos que compõe a escola, inclusive a família e a comunidade no geral. Podendo dessa forma, ter a possibilidade de obterem resultados significativos e positivos diante das atividades educacionais.
Salientando que, ao lançar uma proposta de trabalho coletivo, o diretor precisa premeditar de modo que insira os membros que constituem o contexto escolar, bem como os cooperadores, nesse aspecto a postura do diretor e sua ampla, conta muito para que tudo venha dar certo como consta o pensamento de Luck ao dizer que:
A liderança corresponde a um processo de gestão escolar pressupõe o trabalho com outras dimensões, como por exemplo, a gestão administrativa, gestão do currículo, gestão de resultados etc., (embora todas dependentes de pessoas) em vista do que gestão e liderança não