Projeto de estudos sobre fábulas
1. TÍTULO: O uso da Fábula como estímulo da leitura.
2. JUSTIFICATIVA
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, paras sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Pessoa)
Para a realização deste projeto partimos do princípio que está presente na frase à cima a qual nos convida para uma mudança de pensamento e ação. Em nosso cotidiano, muitas vezes a nossa ação é baseada em velhos métodos e conceitos ultrapassados que não dão conta de atingir os novos sujeitos em sua inteireza.
A realidade escolar é distinta e diversificada. Há uma grande necessidade de se oferecer várias possibilidades de aprendizado da Língua Portuguesa. Segundo Freire (2002) há que se abarcar o tempo presente, ou seja, a realidade, não como uma situação de entraves e barreiras, mas como um horizonte de possibilidades.
Tendo como referência as palavras deste prestigiado autor, desejamos propor um projeto de estudos que esteja de acordo com inúmeras possibilidades que podem compor contextos vulneráveis, pois, muitas vezes, a nossa prática é empobrecida e substituída pela reclamação de falta de materiais, da falta de recurso, de falta de estrutura e tantas outras alegações. Até mesmo a alegação de que o grupo de alunos é descompromissado.
Desejamos atentar para o fato de que quanto mais os sujeitos forem expostos a eventos de aprendizado, tanto mais evoluirão na construção de novos conhecimentos e significados. Assim como também terão um horizonte mais amplo para movimentar o seus conhecimentos e curiosidades.
Dentro da área de Língua Portuguesa, entendemos que esta deve ser contextualizada e deve também considerar temas pertinentes à realidade concreta, fazendo com que os sujeitos reflitam sobre suas vidas. Uma vez que, da compreensão dos processos de leitura e escrita,