O uso dos marcadores temporais e pronomes nas fábulas
CAMPUS DE ABAETETUBA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
CURSO: LETRAS 2008
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PROFESSORA: RAIMUNDA DUARTE
PROJETO DE INTERVENÇÃO
TEMA: O USO DOS MARCADORES TEMPORAIS E PRONOMES NAS FÁBULAS
BRAYNA CARDOSO
JAQUELINE MIRANDA
ABAETETUBA – PA
Junho - 2011
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
TEMA: O USO DOS MARCADORES TEMPORAIS E PRONOMES NAS FÁBULAS
1. PÚBLICO ALVO:
O presente projeto de intervenção é destinado aos alunos do 6ª ano do ensino fundamental.
2. JUSTIFICATIVA:
Este projeto surgiu do interesse em promover maior participação dos alunos nas aulas de língua portuguesa. Com a sua aplicação, esperamos desenvolver nos alunos habilidades de leitura, compreensão, análise linguística e produção de texto a partir do gênero textual fábula, possibilitando o debate de ideias e a construção de valores morais e éticos. Para isso, propomos o desenvolvimento do projeto de intervenção intitulado O uso dos Marcadores Temporais e Pronomes nas Fábulas, o qual contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas.
Para isso, é necessário conhecermos um conteúdo a ser explorado pelo professor em sala de aula, os gêneros textuais, os quais segundo Marcuschi (2002), são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Eles contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia, são entidades sócio discursivas e formas de ação social que determinam as situações comunicativas e caracterizam-se pela maleabilidade e dinamismo, pois surgem da necessidade de comunicação de cada época histórica.
Nesta concepção de gênero textual e para a efetivação do trabalho aqui relatado, utilizamos o gênero da ordem do narrar, fábula, que segundo Barbosa (2001), é um gênero que, como tantos outros gêneros narrativos, registram as experiências e o modo de vida dos povos. Salienta ainda que, é