Gestão de tecnologia da informação
1) Suponha que você seja um gerente e seja forçado a utilizar tecnologia da informação para ganhar uma vantagem competitiva em um mercado importante para sua empresa. Que objeções você poderia ter em relação a fazer isso? Por quê?
O fator subjetivo é o medo. O simples receio ante o desconhecido, no caso a própria mítica da Tecnologia da Informação (TI), que assusta gerentes que não são da área ou oriundos dela, por se verem envolvidos com e por um tema que desconhecem ou não dominam.
Uma objeção clássica se ampara nos custos elevados de soluções modernas de TI, que podem envolver desde a aquisição de insumos até a contratação de pessoal técnico e gerencial qualificado para viabilizar a implementação da proposta. Mesmo a opção de outsourcing pode demandar custos altos quando o objetivo é chegar a um modelo diferenciado que permita a empresa se destacar diante da concorrência, seja existente ou potencial.
O risco do fracasso também é um fator de objeção porque envolve, além do investimento perdido, o prejuízo na imagem da empresa perante clientes, fornecedores e o próprio staff da organização, que pode ficar desmotivado e, no extremo, promover a fuga de talentos.
A desconfiança de clientes, parceiros, fornecedores e a alta direção. A utilização dos recursos de TI pode criar um ambiente desfavorável para estes atores porque toda novidade transformadora, ao menos no início, pode tirar estes elementos da zona de conforto.
2) Como uma empresa poderia utilizar tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Forneça exemplos concretos de empresas em apoio às suas respostas.
A empresa pode investir pesadamente em TI para criar um ambiente de negócios automatizado a tal ponto que fornecedores que estejam interligados às plataformas tecnológicas da organização percebam desvantajem em se adaptar ou até criar toda uma nova cultura de relacionamento com outra empresa. Nesta