Brasil
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
ANA MARIA DA SILVA
AS FÁBULAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIMOEIRO
2013
ANA MARIA DA SILVA
AS FÁBULAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Intervenção apresentado ao (à) Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento aos requisitos para a avaliação no componente curricular de Estágio Supervisionado VI.
Orientador(a): Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva.
LIMOEIRO
2013
1 INTRODUÇÃO
O gênero fábula por ser uma narrativa curta que narra fatos do cotidiano relacionando-os a uma moral tem despertado o interesse de crianças e adultos no mundo inteiro. Partindo desse pressuposto, entende-se que uma proposta de ensino da linguagem oral e escrita, bem como dos aspectos relativos à natureza e sociedade para as crianças da Educação Infantil pautadas nesse gênero contribuirá para a formação de cidadãos leitores proficientes do ambiente que o cerca aprendendo as regras necessárias para a boa convivência social.
A fábula é um gênero textual que estimula discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, aprimorar o interesse pela leitura e a aprendizagem das regras sociais, serão desenvolvidas através do nosso projeto algumas estratégias que viabilizem tais metas. Na sala de aula necessita-se de uma proposta pedagógica diferenciada, dinâmica, criativa que amplie significativamente o desempenho linguístico destes alunos sujeitos e, consequentemente, permita-lhes o exercício pleno da cidadania que passa necessariamente pela garantia de acesso aos conhecimentos construídos e acumulados historicamente e as informações disponíveis socialmente. Portanto, objetivando desenvolver uma proposta de intervenção substancial, através do trabalho com o