PROJETO CRECHE
1 INTRODUÇÃO
As crianças desde muito pequenas já estabelecem relações e têm opinião, assim, quando estimuladas pela prática que permite e oportuniza a participação ativa no processo de construção do conhecimento, suas possibilidades são ainda maiores. Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades com pintura utilizando terra, onde a criança seja autônoma para explorar, experimentar, criar, investigar os elementos da natureza, que possa compartilhar, interagir e conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas.
2.3 OBJETIVO ESPECÍFICO
Estimular a criatividade e a sensibilidade por meio do contato com a terra Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Desenvolver a imaginação, atenção, concentração, expressão artística e percepção visual.
3 JUSTIFICATIVA É relevante, pois realizamos propostas que envolveram as crianças de forma prática, em atividades com meio ambiente, onde tiveram vivências que proporcionou inúmeras aprendizagens como: experimentaram diversas sensações, foram estimulados a serem autônomos, desenvolveram instinto investigativo, conviveram com o outro e com a natureza e acima de tudo se divertiram. Acredito que para a criança aprender a respeitar a natureza é importante proporcionar momentos de convívio com o meio ambiente e seus elementos. Na educação infantil a criança aprende através da exploração, neste sentido este projeto proporcionou inúmeras descobertas e