Projeto empreendedor creche
1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Tipo de negócio: Creche-escola-hotel
Ramo da atividade: Prestação de serviço
Serviços:
• Cuidar de crianças; • Auxílio no desenvolvimento infantil.
Porte do empreendimento: O investimento inicial é composto pelo investimento fixo e pelo capital de giro. Adiciona-se, uma reserva técnica de 10%. Estes valores foram estimados através de pesquisas realizadas no SEBRAE/CE.
Valor investimento Inicial – R$400.000,00 -> U$125.000,00
Regime de trabalho: • 24:00 horas / segunda a sexta-feira • 08:00 às 17:00 horas / aos sábados • domingos / feriados não funcionam.
2. INTRODUÇÃO
A história da creche vincula-se às modificações do papel da mulher na sociedade: sua inclusão no campo de trabalho capitalista, sua inserção no crescente processo da industrialização e setor terciário (de serviços) fez com que se organizassem movimentos reivindicatórios para a criação de locais de abrigo para seus filhos.
Até o início do século, as creches tinham por objetivo abrigar filhos de mães solteiras; com a industrialização, as mães incorporadas à indústria pagavam às pessoas de confiança para cuidarem de seus filhos. Num passo posterior, fruto de reivindicações operárias, as próprias indústrias passaram a construir creches e escolas maternais para tal finalidade. Nesse contexto, a creche é uma instituição que abriga, que assegura o bem-estar da criança nela "depositada".
Nas décadas de 60 e 70, com a onda da "educação compensatória", tendo como pano de fundo a teoria da deficiência cultural, atribuiu-se um significado educativo à creche: um local onde a criança pudesse estar em contato com uma diversidade de estímulos que compensassem sua carência cultural, suposta característica da classe social de baixa renda.
Na segunda metade da década de 70, houve um aumento de creches mantidas pelo poder público, além de "creches domiciliares" ou "lares vicinais" com apoio governamental. Esse