Trabalho Blocos Cerâmicos
Vedação:
Estrutural:
Compensadores:
Do que é feito?
A argila é a principal matéria-prima utilizada na produção da cerâmica vermelha. Trata-se de um material natural, de estrutura terrosa e de textura fina. A cerâmica vermelha compreende todos os produtos feitos com matérias-primas argilosas, que após queima apresentam coloração avermelhada (MINEROPAR, 2000).
1ª Etapa: Coleta da Argila A argila cerâmica utilizada pela olaria se encontra pronta para utilização no processo de fabricação e é coletada em uma jazida formada por sedimentação aluvial.
2ª Etapa: Preparação e Mistura Nessa fase são formados pequenos montes de argilas que são misturados e homogeneizados por equipamentos mecânicos. Posteriormente, a mistura é umedecida com água para facilitar a homogeneização, seguindo para o laminador.
3ª Etapa: Extrusão É o processo de conformação mecânica do bloco, no qual a extrusora, conhecida como Maromba, é responsável por dar o formato desejado ao produto. A extrusão ocorre durante a passagem da massa, sob alta pressão pela boquilha.
4ª Etapa: Corte O corte dos blocos cerâmicos é realizado por meio de um sistema mecanizado, acoplado na saída da extrusora, que opera em sincronia com o deslocamento das peças, cujo movimento é da esquerda para a direita e vice-versa.
5ª Etapa: Secagem: A secagem dos blocos cerâmicos é realizada de forma lenta e em local fechado para evitar o surgimento de fissuras superficiais. As peças fabricadas são mantidas em temperatura ambiente, no interior do galpão, sem incidência de luz solar ou vento. Após a secagem natural, aproximadamente 5 dias, os blocos são colocados no interior do forno da olaria para garantir uma queima homogênea.
6ª Etapa: Queima Após a secagem, as peças cerâmicas são transportadas para o forno. O material cerâmico é queimado a temperaturas da ordem de 750º C a 1.000o C, por aproximadamente 4 dias. Após a queima e resfriamento, os blocos cerâmicos desenformados estão aptos para a