Projeto Avaliação da Liderança
É possível perceber nos dias atuais que o mercado apresenta certo grau de instabilidade e complexibilidade gerando constantes mudanças às exigências impostas. Neste contexto, para que a empresa se torne mais competitiva, os líderes intermediários possuem papel importante na condução adequada da gestão das equipes. Podemos concluir que as competências de gestão desempenham um papel decisivo, sendo importante determinar quais são as competências adequadas ao melhor desempenho.
A avaliação será realizada em três etapas a seguir:
1ª etapa – Aplicação de testes psicológicos
- Palográfico - Trata-se de um teste projetivo (subjetivo) de grafismo que visa à avaliação da personalidade. É baseado na realização de traços (palos) pelo sujeito. Apresenta dados de ritmo e qualidade de trabalho, fatigabilidade, inibição, elação, depressão, temperamento, constituição tipológica, inteligência, etc.
- TLS - Busca avaliar o tipo básico de liderança do indivíduo, bem como analisar a eficácia desta liderança. Permite ainda ao aplicador, identificar o estilo de liderança podendo ser: Separado, Dedicado, Integrado e Relacionado.
2ª etapa – Entrevista semiestruturada
Entrevista
1. Qual a estrutura do seu departamento?
2. Têm um organograma definido? Qual?
3. Qual a definição e o objetivo do seu departamento, no âmbito da gestão de uma empresa de Transporte Coletivo de Passageiros?
4. Como você traduz sua responsabilidade em exemplos práticos? Qual o nível de sua autonomia?
5. Como avalia a relação entre os seus objetivos estratégicos e os da companhia?
6. Como é que se estabelecem as relações entre o seu departamento e a gestão de topo da empresa?
7. A relação entre os vários elementos com a mesma função deve ter como objetivo comum a partilha de conhecimento e aprendizagem, troca de experiências, discussão de ideias, trabalho em equipe e comunicação entre todas as partes envolvidas. Você percebe que isso acontece