ATPS Monit
Centro de Educação a Distância
Movimento e Avaliação em Serviço Social
Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
Profa. Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Clévia Texeira de Almeida RA: 307457
Edileusa da Silva Costa RA: 292751
Laurinete Pinto da Silva RA: 331862
Mirisnalva da Silva Barroso RA: 287071
Sonia Maria Evangelista Nascimento RA: 287074
Veronica Pinto Lima RA: 306973
Serviço Social
8º Semestre
Polo de Tucuruí – Pá
INTRODUÇÃO
O processo de modernização do meio rural que o País experimentou nas última décadas veio acompanhado por um aprofundamento da concentração de renda, provocando uma forte exclusão social e expulsando muitos agricultores do campo. Estes veem nos grandes centros urbanos uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida e acabam se direcionando para a cidade.
No entanto, esta atitude piora ainda mais sua situação, uma vez que na cidade não encontram ocupação e, assim, o que ocorre é que esta população, originada do meio rural, acaba colaborando para o aumento da pobreza dos grandes centros urbanos e perdendo completamente sua autoestima.
Este processo de exclusão no qual se encontra grande parte da população brasileira começa a ter maior importância nas discussões sociais. Isto tem levado as organizações a direcionar esforços no sentido de elaborarem e executarem projetos sociais que busquem contemplar a inclusão social de forma sustentável; no entanto, na prática, nem sempre estes projetos vêm alcançando seus objetivos. Muitas vezes eles fracassam por falta de um acompanhamento que lhes forneça novas direções, permitindo o alcance mais eficaz dos seus objetivos.
Além disso, o monitoramento e avaliação de um projeto poderá nos trazer parâmetros que auxiliem futuros projetos e permitam que estes sejam elaborados e executados com menores possibilidades de erros e, portanto, aumentando as chances de atingir os seus propósitos.
Desta forma, este trabalho objetiva expressar algumas