Projeto ANPAE
Resumo:
A Avaliação Institucional é entendida como um processo, inserido nas escolas públicas ou privadas, com a finalidade de avaliar as instituições, visando uma reflexão coletiva que possibilite uma gestão democrática e comprometida com a transformação social, e leve os educadores a unir esforços no sentido da efetivação da melhoria da qualidade do ensino.
A pesquisa tem como objeto de estudo a avaliação institucional em escolas da Rede Pública Municipal de São Paulo, e tem como objetivo compreender como se dá a participação dos funcionários nos processos avaliativos que se desenvolvem na escola. A sua realização decorre de minhas inquietações enquanto profissional nesta rede, uma vez que tenho percebido certa dificuldade para os funcionários participarem dos espaços formais que lhe são oferecidos. Essas inquietações surgiram a parir da minha participação em um Grupo de Pesquisa que se formou na escola onde eu atuava tomando como objeto de estudo a avaliação institucional ali desenvolvida. Por iniciativa desse grupo foi realizada uma pesquisa por meio de parceria entre a unidade educacional e a Universidade Cidade de São Paulo, com apoio da FAPESP1. Posso afirmar que a participação neste grupo foi muito significativa para mim, pois me colocou em contato com o universo da pesquisa e incentivou a dar continuidade à investigação sobre a participação dos funcionários iniciada durante a realização daquele projeto. Acredito que por versar sobre uma situação de pesquisa que retrata o real, este artigo busca fundamentalmente uma boa descrição da realidade estudada e extrair dela as lições conceituais e instrumentais necessários.
Justificativa:
Entendendo a escola pública como espaço de aprendizagem, convivência e deliberações e, neste momento em que tanto se discute sobre a qualidade da educação e que muito se fala na participação dos diversos atores que atuam no cenário