programação e controle de produção
É tratamento que permite a continuidade dos processos produtivos da indústria, controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando assim a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos, o (PCP) trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue na data e na quantidade correta solicitada.
Podemos dizer que (PCP) estará pronta para responder a seguintes questões: o que produzir quanto produzir, onde produzir, como produzir, com o que produzir e com quem produzir o produto, e a partir dessa configuração do processo de produção o (PCP) ira criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre (PMP) que é a diretriz de produção.
Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização, matérias, maquinas equipamentos e pessoas, para a produção de bens e serviços demandados pelos clientes.
Historicamente, com o desenvolvimento da administração cientifica as funções de planejamento e controle de produção, antes exercidas de forma empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizadas em um departamento especifico da fabrica usualmente denominado (PCP).
Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional, no nível tático-estrategico, a gerencia de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre aquisições de equipamentos e maquinas e contratações de pessoas, a administração de matérias e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado planejamento de operações (POV), envolve, alem da produção da empresa, outras áreas da empresa, especialmente áreas de venda e financeiro.
Do ponto de vista acadêmico , os conceitos e habilidades necessárias para o exercício da atividade (PCP), são