Programaçao Orientada Objeto
INSTANCIAÇÃO, HERANÇA, POLIMORFISMO, ENCAPSULAMENTO. METODOS “CONSTRUTORES” E “DESTRUIDORES”, DEFINIÇÃO DE ERRO E EXCEÇÃO, TRATAMENTO DE EXCEÇÕES.
SUMÁRIO
Instanciação..............................................................3
Herança.....................................................................4
Polimorfismo.............................................................8
Encapsulamento........................................................9
Métodos :Construtores e Destruidores......................10
Definição de erro e exceção.......................................11
Tratamento de exceções.............................................12
Instanciação
Instanciação é quando a classe produz um objeto, como se ela fosse uma espécie de modelo ou gabarito para a criação de objetos. Conforme a teoria da orientação a objetos, dizemos que um objeto é, nada mais nada menos, que a instância de uma classe.
Pelo exemplo que estamos estudando, cada cachorro que for armazenado é um novo objeto, uma nova instância da classe “Cães”. A classe serve de modelo para a criação de novos objetos.
Classes puras ou abstratas
Classes puras são classes das quais os objetos nunca são instanciados diretamente, mas sempre por uma classe descendente dela. Essas classes são criadas para facilitar o processo de estruturação. Um exemplo clássico é criar uma classe Pessoa, que contém os atributos (nome, endereço, telefone, etc.) e métodos (alteração de endereço, imprimir ficha, etc.) necessários para manusear dados de pessoas em um sistema de informação. A partir dessa classe genérica, criam-se classes descendentes específicas para manusear funcionário, gerente, etc.
Figura 8 - – Exemplo de classe pura ou abstrata.
A classe Pessoa nunca terá um objeto a ela instanciado, ela só existe para unificar todos os atributos e métodos comuns as classes Gerente e Funcionário evitando assim a