Programa Minha Casa Minha Vida II
LEALDADE E AMIZADE
SÃO JOSE DO RIO PRETO
2013
Tema
Atuação do Assistente Social no Programa Minha Casa Minha Vida II - Lealdade e Amizade - São Jose do Rio Preto – SP.
Introdução
A Secretaria Municipal de Habitação é um órgão da Administração Publica Municipal e tem como objetivo desempenhas/desenvolver programas e projetos voltados para área habitacional.
Dentro deste Órgão é desenvolvido um Plano Habitacional, que busca fazer uma reestruturação no setor para enfrentar as necessidades em questão a moradia e tornar a mesa universal “Universalizar o acesso à moradia digna para todo cidadão brasileiro” (Inês Magalhães - Secretaria Nacional de Habitação).
Alguns fatores que influenciaram neste déficit habitacional foram os processos de urbanização, baixa renda, inadequação das políticas urbanas e ocupação de áreas inapropriadas para moradia.
Como proposta para amenizar a problemática de falta moradia própria, foram instituídos programas, incluindo o Minha Casa Minha Vida.
Objeto
Programa Minha Casa Minha Vida II Lealdade e Amizade.
Objetivo
Compreender a ação do assistente social na seleção das famílias selecionada no Programa Minha Casa Minha Vida Lealdade e Amizade.
O Assistente Social tem como papel principal, adquirindo conhecimento da realidade de cada família/individuo que esta sendo inscrito no processo de seleção, desta forma, o profissional faz acompanhamento dos casos específicos de famílias em situação de vulnerabilidade social e habitacional, assim podendo identificar outras questões e estão inserindo a família na rede socioassistencial.
Os casos de vulnerabilidade identificados durante o processo de seleção para o Programa Minha Casa Minha Vida - Lealdade e Amizade que foram indicados por outros órgão do município (Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Habitação, Juizado da Infância e