Programa Mais Cultura
Diretoria de Ensino – Região Centro
ESCOLA ESTADUAL BUENOS AIRES
Projeto Pedagógico para o programa mais cultura do ministério da Cultura e ministério da Educação
Título
VIVER O TEATRO DE ARIANO SUASSUNA
Justificativa
O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação permite ao aluno evoluir na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário etc.
Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico. O teatro direcionado aos jovens deve estar obrigatoriamente relacionado com diversas áreas como a psicologia e a música, devendo todos os professores fazer um esforço para se inter-relacionarem.
Objetivos
Trabalhar a linguagem de Ariano Suassuna em sala de aula, desenvolvendo atividades lúdicas como, a história da Literatura de Cordel e sua simbiose com a xilogravura, no espectro cultural brasileiro . Trabalhar conjuntamente os ritmos musicais nordestinos, como o coco , maracatu, caboclinho e o forró de raiz ( forró pé de serra) , entre outros. Buscando despertar no aluno o interesse pela cultura popular brasileira.
Nosso objetivo na escola não é ter um aluno-autor, um aluno-pintor ou um aluno compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana. (REVERBEL, 1989).
Atividade
Trabalhar com o corpo docente e com os alunos a Literatura de Cordel, a Cultura popular nordestina, à partir do espetáculo “Torturas de um coração “ ou “ Em boca Fechada não entra mosquito” de Ariano Suassuna , finalizando com apresentações do espetáculo pela Cia. De Teatro Diversão e Arte.
Estratégias
A literatura de