Programas de baixo cultura
1. Qual programa televisivo brasileiro você está analisando? Que opiniões a sociedade tem levantado sobre ele? Eu analisei o programa Silvio Santos, transmitido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), exibido aos domingos a partir das 20h00 até às 0h00 (horário de Brasília).
Segundo uma pesquisa realizada pelo site UOL (Universe On lLine), mostra que mais de 60% dos telespectadores do programa dizem que se o Silvio Santos parar de apresentar, será o fim da emissora. Podemos perceber o quão amado e querido ele é, pelos seus telespectadores. (http://natelinha.ne10.uol.com.br/noticias/2013/10/29/internautas-dizem-que-silvio-santos-nao-tera-substituto-na-televisao-67624.php, acesso em 17 de nov. de 2014).
Por ser um programa que é exibido em horário nobre aos domingos, ele atinge todos os tipos de idades, gêneros e classe social. Sendo que, a maioria de quem assiste seu programa são pessoas que chegam de mais um dia farto de trabalho e simplesmente querem um pouquinho de lazer e diversão. Mas mal sabem eles, que estão sendo bombardeados por um programa de baixa cultura, da qual observamos muitas vezes comentários infelizes do apresentador, da qual deixa aquele mistério no ar, se foi apenas mais uma brincadeira ou simplesmente ele disse o que pensa realmente!
Como nosso colega OSVALDO RUY DA SILVA JUNIOR postou aqui do AVA, “a maioria do público alvo das emissoras de televisão brasileira são pessoas com baixo nível de instrução e são facilmente enganadas e bombardeadas pela mídia, sem terem o conhecimento.” Assim, eu concordo com nosso colega do grupo!
2. No geral, a produção cultural televisiva no Brasil é boa ou ruim? Há diferenças entre a TV por assinatura e a TV aberta?
Em linhas gerais, a produção cultural televisiva no Brasil é ruim, para não dizer péssima. Porque a maioria dos programas, séries brasileiras são de baixíssimo nível cultural ou transmite uma cultura que não se com diz com a