PROGRAMA DO LIVRO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA
COLÉGIO ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO-EFM
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
PROGRAMA DO LIVRO - PLI
SALETE JUNG WAGNER
CLAUDIO FERNANDO TAVARES
BERNARDETE ANALIA KRETSCHMANN
CUIDAR DO LIVRO DIDÁTICO É ESTAR COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO
CAPANEMA – PR
2013
SUJEITOS Comunidade Escolar do Colégio Estadual São Cristóvão-EFM: Gestores, Coordenadores, Professores, Funcionários, Pais, alunos, APMF – comunidade.
PROBLEMÁTICA A pesquisa sobre conservação e devolução do livro didático, desenvolvida no Colégio Estadual São Cristóvão-EFM, apontou elevado índice de má conservação dos livros utilizados pelos alunos durante o período/ano letivo. Sendo que o grande desafio é a conscientização do discente em zelar pelo patrimônio para que este possa ser utilizado por outro aluno no ano seguinte de acordo com o que condiz o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Num segundo momento o entrave é conquistar o apoio do quadro de funcionário, dos pais e da comunidade para que atendam ao chamado de juntos olharmos para esta questão.
JUSTIFICATIVA De acordo com o PNLD, o uso do livro didático deverá ser de, no mínimo, três anos, sendo este repassado para o aluno no início do ano letivo e recolhido no final deste. Desta forma é fundamental que o livro esteja em condições de uso e possa ser aproveitado dentro daquilo que se é almejado. Considera-se o livro didático como sendo uma ferramenta indispensável à complementação do estudo e da aprendizagem. Assim, sua permanência na sociedade é de interesse de todos os que dela se beneficiam.
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização do uso responsável do livro didático, de modo democrático e amplo, garantindo aos futuros alunos o direito de receber a mesma educação de qualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar problemas quanto ao uso e a devolução do livro didático;
Desenvolver propostas para