Programa do livro
1- Coleta de dados:
Seja você integrante ou não dos programas do livro, dirija-se a uma escola e indague aos:
- gestores
- professores
- alunos
- pais (se tiver oportunidade)
A respeito:
- dos aspectos positivos dos programas;
- dos aspectos negativos dos programas;
- e da escolha de livros, distribuição, data de entrega, acesso ao Siscort e participação dos envolvidos (órgãos).
Resposta
1) coleta de dados
Para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático. O Programa atende também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.
O PNLD é executado a cada três anos, alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.
À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subseqüentes.
A participação de todos é imprescindível, queremos interagir o tempo todo,pois, assim, poderemos conhecer profundamente os programas do livro para atuar e colaborar na escolha, na distribuição e na garantia de que todos tenham livros nas escolas
O governo federal não se limitou a criação de programas, percebe-se também a preocupação com a qualidade do material distribuído e o cuidado em atender todo o país. Se isso não acontecer e, em algumas escolas faltarem livros a direção da escola deverá entrar em contato com o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort),pois, para algumas famílias seria impossível garantir que seus filhos tivessem acesso ao livro didático se não houvesse a distribuição dos livros efetuadas pelo FNDE.
Os