Programa do livro
A escola precisa criar um ambiente e propor situações de práticas sociais de uso da escrita as quais os alunos não tem acesso para que possam interagir intensamente com textos dos mais variados gêneros, identificar e refletir sobre seus diferentes usos sociais, produzir textos e assim construir as capacidades que lhes permitam participar das situações sociais pautadas pela cultura escrita. O livro didático vai continuar sendo um elemento chave para o ensino e a aprendizagem. Mas tenderá a ser combinado com outras tecnologias de informação. O Brasil caminha muito devagar neste aspecto, mas a direção está dada pela experiência internacional.
Quanto mais livros didáticos possibilitarem uma “conversa” com outros materiais e, principalmente outra mídia mais se dará uma redefinição do papel do texto escrito como material de apoio ao ensino e aprendizagem. Na escola onde trabalho, os livros didáticos são escolhidos com critérios e aguardado pelo professor, para nortear o seu planejamento.
Além do livro didático distribuído pelo MEC, a escola disponibiliza outros recursos didáticos como a sala de informática, onde existem nove computadores ligados em rede e uma impressora.
Focando o olhar no planejamento, vejo que podemos utilizar vários recursos para ensinar o conteúdo. A partir daí, fizemos um levantamento dos recursos e mídias disponíveis na escola, incrementando assim nossa didática e envolvendo os alunos para uma aprendizagem mais significativa e com resultados. Na escola temos computador, internet, CD, DVD, livros didáticos e livros paradidáticos e com esses recursos, podemos incrementar os conteúdos do livro didático.
O livro didático é um grande aliado do trabalho do professor. Uma de suas principais funções deve ser a de representar uma