coerencia textual
Critérios de Textualização
A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter-relação semântica entre os elementos do discurso, respondendo pelo que se pode chamar de conectividade textual.
A coerência diz respeito ao nexo entre os conceitos e a coesão à expressão desse nexo no plano linguístico.
EXEMPLO: “Quer começar a respirar? Comece a preservar.” (Fundação SOS Mata Atlântica).
INFÂNCIA
O camisolão
O jarro
O passarinho
O oceano
A visita na casa que a gente sentava no sofá
ADOLESCÊNCIA
Aquele amor
Nem me fale
MATURIDADE
O Sr. A Srª. Amadeu
Participam a V.Ex.ª
O feliz nascimento
De sua filha Gilberta. (Oswald de Andrade).
A coesão auxilia na coerência, mas não é algo necessário para que ela se dê.
COERÊNCIA TEXTUAL
COESÃO TEXTUAL
A coesão textual diz respeito a todos os processos que asseguram uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual.É desejável que ela apareça como um facilitador da compreensão e da produção de sentido.
Exemplo: “A casa era aqui. Onde? Procuro-a e não a encontro.”
COERÊNCIA TEXTUAL
COESÃO TEXTUAL
Um amigo meu veio para o Brasil, para aqui abrir um negócio.O país foi descoberto por Pedro Álvares Cabral. Ele apresenta uma enorme desigualdade social. Também o Peru apresenta desigualdades geográficas.
A coesão superficial não é condição necessária, nem suficiente, para construir um texto. Ou seja, sua presença não garante a textualidade. Se não tiver coerência, um conjunto de frases não se configurará como texto. Sua ausência, por sua vez, não impede a textualidade.
COESÃO TEXTUAL
Uma noite destas, (...) encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro que eu conheço de vista e de chapéu. (Dom Casmurro – Machado de Assis)
A ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto chama-se coesão textual. Ela manifesta-se por elementos formais – recursos